Pontos turisticos de Barretos

Pontos turisticos de Barretos

MARCO HISTORICO

Situado à Rua 8, esquina com a Avenida 13.

É o marco inicial e geográfico da cidade. Ou seja, todas as distâncias são medidas a partir deste ponto. Ali surgiram as primeiras residências da Fazenda Fortaleza de Francisco Barreto, que deram origem a cidade.

Mural com sete metros de altura, construido com projeto e consultoria de Cesário Ceperó e Pedro Perozzi, tem em relevo as imagens da Família Barreto, do Divino Espírito Santo, padroeiro do município, e do brasão da cidade, com o lema: "Frates Sumus Omnes" (Somos Todos Irmãos).

Pontos turisticos de Barretos

MUSEU MUNICIPAL, ARTISTICO E CULTURAL "RUY MENEZES"
Situado a Avenida 17, esquina com a Rua 16.

Foi criado pelo município em abril de 1974 e recebeu como doação todo o acervo do Museu Ana Rosa, que funcionava em uma das salas do Colégio Mário Vieira Marcondes. A construção, com data de 1907, já foi Prefeitura e sede do Poder Legislativo. É conhecido como o "Palácio das Águias".

Pontos turisticos de Barretos

CATEDRAL DO DIVINO ESPIRITO SANTO

Situada na Praça Francisco Barreto, s/nº (Centro da Cidade).

Por serem os fundadores devotos do Divino Espírito Santo, doaram oitenta e dois alqueires de terra à igreja e construiram a primeira capela. No final do século XIX, deu-se início a construção da catedral, tendo a frente o mestre Pagani Fioravante.

A obra obedece a estilo romano de linhas soberbas com colunas olímpicas e imagens de santos, bem como obras da arte pintadas em vitrais e nas paredes.

Pontos turisticos de Barretos

RECINTO PAULO DE LIMA CORREIA

Situado a Praça Nove de Julho.

Foi inaugurado em março de 1945, servindo de palco para as grandes exposições agropecuárias e produtos derivados. É uma obra arquitetônica de beleza singular e considerada uma raridade no gênero, dado seu estilo ímpar.

O recinto foi escolhido por Os Independentes para ser o palco da Festa do Peão desde 1956 até 1984, sendo, então o berço do Rodeio Brasileiro.

Pontos turisticos de Barretos

REGIÃO DOS LAGOS

Situado à Avenida Centenário da Abolição, s/nº

Conjunto de três lagos ornamentais, abastecidos pelo Córrego do Aleixo, contando com ciclovias e amplas calçadas para a prática de atividades esportivas.

Pontos turisticos de Barretos

ARENA BARRETOS SHOPPING

Situado a Via Conselheiro Antonio Prado, Nº 1400.

Telefone: (17) 3323-1420

Um shopping com conceito de "open mall" e estilo country, com estacionamento para 400 veículos.


Pontos turisticos de Barretos

PRAÇA DA PRIMAVERA

Com um bonito projeto paisagístico, esta praça é considerada a mais bela da cidade por exibir um clima de tranqüilidade. Tem coreto, passagem de córrego com pontes e fonte luminosa. Rua 18 com avenidas 33 e 35.

Pontos turisticos de Barretos

CALÇADÃO

Situado à Praça Francisco Barreto, s/nº

Espaço no centro da cidade para circulação exclusiva de pedestres, com planejamento paisagístico, infra-estrutura de bancos telefones públicos, bancas de revistas e quiosques. Centro da cidade.

Pontos turisticos de Barretos

FEB - FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE BARRETOS

Situado a Avenida Professor Roberto Frade Monte, Nº 389

Telefone: (17) 3322-6411

Faculdade com 14 opções de cursos superiores, mais cursos de nível técnico e um Centro de Pós-Graduação. O campus oferece laboratórios básicos e específicos, clínicas odontológicas, centro de informática, biblioteca, cantina e teatro com capacidade para 700 espectadores.


Pontos turisticos de Barretos

CIDADE DE MARIA

Sito à Vicinal Nadir Kenan, km 11.

Foi inaugurado em 1981. Local erigido para abrigar congregações católicas e formar religiosos.


Pontos turisticos de Barretos

ESTAÇÃO CULTURA

Sito à Av. 3, entre as ruas 16 e 18, s/n.

Estação Cultural Placidino Alves Gonçalves, antiga Estação Ferroviária, é um espaço que foi totalmente restaurado e atualmente abriga eventos e projetos culturais barretenses.

Pontos turisticos de Barretos

SEDE DE OS INDEPENDENTES

Situada na Praça Francisco Barreto, nº 116 (Rua 18 esquina com a Avenida 23)

O prédio foi construído na década de 1912.